sábado, 13 de fevereiro de 2016

Rumo a trezentas mil visualizações!!!

O Blog TEMAS INTERESSANTES está muito bem de audiência, e cada dia crescendo mais!

Estamos com mais de 230.000 visualizações, e caminhamos a passos largos a 300.000 visualizações.

Peço a todos que divulguem o site, e que ele possa, de maneira positiva, ajudar as pessoas. Que estejamos em Deus e que possamos acolher somente aquilo que vem de Deus.

Meus agradecimentos aos assíduos leitores e admiradores deste singelo Blog. Deus os abençoe!!!







Especialistas condenam manipulação genética de embrião

QUARTA-FEIRA, 3 DE FEVEREIRO DE 2016, 9H09

MODIFICADO: QUINTA-FEIRA, 4 DE FEVEREIRO DE 2016, 13H39


O diretor do Instituto católico britânico de bioética condena a autorização dada no Reino Unido para manipulação genética de embriões humanos

Rádio Vaticano


Diretor do Instituto Católico Britânico de Bioética em encontro com Bento XVI / Foto: Anscombe Centre


“Um novo passo em direção à criação de bebês geneticamente modificados”. Esta foi a reação de David Albert Jones, diretor do Instituto católico britânico de bioética à controversa decisão da Autoridade para a fertilidade e embriologia do Reino Unido (HFEA), anunciada nesta terça-feira, 02, de autorizar uma equipe de cientista a conduzir experimentos de modificação genética em embriões humanos. Trata-se da primeira autorização na Europa para a manipulação de embriões humanos.

A autorização, concedida ao Instituto Francis Crick de Londres, prevê o emprego de um método denominado Crispr-Cas9 que permite individuar e neutralizar com precisão genes defeituosos no DNA.

Um dos estudos será conduzido sobre os genes envolvidos no desenvolvimento de células que foram a placenta para tentar explicar os abortos espontâneos.

O único limite à pesquisa tem como base a lei britânica que há algum tempo já permite que se realizem pesquisas com embriões desde que estes não sejam implantados para uma gravidez.
O risco de eugenia

Todavia, são inevitáveis as polêmicas em razão das graves implicações éticas que tais experimentos comportam.

“Este avanço é somente o último passo, depois das tentativas de clonembriar embriões humanos, para a criação de embriões híbridos (humanos e animais) e para a criação de embriões com três pais. Cada passo avante foi acompanhado de promessas exageradas para curar ou prevenir doenças, mas o verdadeiro intento é simplesmente dar vida à experimentações sempre mais imorais em seres humanos nas primeiríssimas fases de seu desenvolvimento”, afirma Jones.

Para ele a promessa real das técnicas da manipulação genética está na esperança de uma terapia ética e eficaz para crianças e adultos que nasceram em condições tais que atualmente não tem cura.

“A pesquisa deveria concentrar-se sobre o desenvolvimento da terapia gênica somática segura e eficaz e não sobre a experimentação destrutiva de embriões humanos”.
Cobaias

Calum MacKellar, professor de Bioética na Universidade de St. Mary em Londres e diretor do departamento de pesquisas do Conselho Escocês de Bioética humana, também condenou a autorização.

“Permitir a manipulação genética de embriões humanos abre caminho à eugenia condenada pela sociedade civil após a Segunda Guerra Mundial”, declarou. “Os embriões serão tratados como cobaias humanas”, finalizou MacKellar.





Matéria retirada do site: 

Papa: a fé é a maior herança que podemos deixar

QUINTA-FEIRA, 4 DE FEVEREIRO DE 2016, 8H29

MODIFICADO: QUINTA-FEIRA, 4 DE FEVEREIRO DE 2016, 8H31

Na Missa de hoje, Papa falou sobre o dom da fé, maior herança que o ser humano pode deixar para seus descendentes

Da Redação, com Rádio Vaticano


Papa destaca a fé como herança, maior legado que se pode deixar / Foto: L’Osservatore Romano


A mais bela herança que podemos deixar aos outros é a fé, afirmou o Papa Francisco na Missa desta quinta-feira, 4, na Casa Santa Marta. Na homilia, Francisco convidou a não ter medo da morte, porque o percurso da vida continua.

A Primeira Leitura do dia da fala da morte do Rei Davi. Francisco reconheceu que cada vida tem um fim e esse é um pensamento que não agrada muito, mas pensar no momento da morte é uma luz que ilumina a vida, uma realidade que se deve ter diante de si.

“Em uma das audiências de quarta-feira havia entre os doentes uma irmãzinha idosa, mas com um rosto de paz, um olhar luminoso. ‘Quantos anos a senhora tem?’. E com um sorriso: ’83, mas estou terminando o meu percurso nessa vida, para começar outro percurso com o Senhor, porque tenho um câncer no pâncreas’. E assim, em paz, aquela mulher tinha vivido com intensidade a sua vida consagrada. Não tinha medo da morte: ‘estou terminando o meu percurso de vida, para começar outro’. É uma passagem. Estas coisas nos fazem bem”.
A fé, herança mais bela

Francisco explicou que Davi reinou em Israel por 40 anos e, antes de morrer, ele exortou seu filho Salomão a observar a Lei do Senhor. Davi, em vida, havia pecado, mas tinha aprendido a pedir perdão e a Igreja o chama de Santo Rei Davi. Pecador, mas santo, e na hora da morte deixa ao filho a herança maior e mais bela que um homem ou uma mulher pode deixar aos filhos: a fé.

“Quando se faz um testamento, o povo diz: ‘a esse deixo isso, àquele deixo aquilo…’. Sim, tudo bem, mas a mais bela herança, a maior herança que um homem, uma mulher, pode deixar aos seus filhos é a fé. E Davi faz memória das promessas de Deus, faz memória da própria fé nessas promessas e recorda ao filho. Deixar a fé de herança”.

Francisco convidou os fiéis a refletirem sobre a herança de vida que estão deixando. “Deixo a herança de um homem, uma mulher de fé? Aos meus deixo essa herança? Peçamos ao Senhor duas coisas: não ter medo desse último passo, como a irmã da audiência de quarta-feira; e a segunda, que todos nós possamos deixar com a nossa vida, como melhor herança, a fé neste Deus fiel, este Deus que está sempre próximo a nós, este Deus que é Pai e não desilude nunca”.




Matéria retirada do site:

Papa: saneamento básico é condição para superar injustiça social

QUINTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2016, 10H52MODIFICADO: QUINTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2016, 11H04

Francisco defende que o acesso à água potável e saneamento básico é necessário para erradicar a pobreza, a fome e superar os altos índices de mortalidade infantil

Luciane Marins
Da Redação


O Papa Francisco enviou uma mensagem aos brasileiros por ocasião da Campanha da Fraternidade 2016, que trata do Saneamento Básico. A Campanha tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).

Francisco recorda que a Igreja no Brasil propõe, a cada ano, uma motivação comunitária para a conversão e a mudança de vida. O Papa defende que todos têm responsabilidade pela Casa Comum e que as pessoas e comunidades são convidadas a se mobilizar a partir dos locais em que vivem.

“São chamadas a tomar iniciativas em que se unam as Igrejas e as diversas expressões religiosas e todas as pessoas de boa vontade na promoção da justiça e do direito ao saneamento básico.”

Para Francisco, o acesso à água potável e ao saneamento básico é condição necessária para a superação da injustiça social, para a erradicação da pobreza e da fome, para a superação dos altos índices de mortalidade infantil e de doenças evitáveis, e para a sustentabilidade ambiental.

O Papa cita sua Encíclica Laudato Si e faz um apelo para que a cultura ecológica seja aprofundada. Francisco defende ainda que o patrimônio da espiritualidade cristã pode contribuir para o esforço de renovar a humanidade.

Convite

“Eu os convido, principalmente durante esta Quaresma, motivados pela Campanha da Fraternidade Ecumênica, a redescobrir como nossa espiritualidade se aprofunda quando superamos «a tentação de ser cristãos, mantendo uma prudente distância das chagas do Senhor» e descobrimos que Jesus quer «que toquemos a carne sofredora dos outros» (Evangelii gaudium, 270), dedicando-nos ao «cuidado generoso e cheio de ternura» (Laudato si’, 220) de nossos irmãos e irmãs e de toda a criação.”

Proximidade

Ao concluir a mensagem, o Papa afirmou que está unido a todos os cristãos do Brasil.
“Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as criaturas no nosso caminho para a vossa luz infinita.”




Matéria retirada do site:

Papa chega ao México após encontro histórico com Patriarca russo

SÁBADO, 13 DE FEVEREIRO DE 2016, 9H08


O Papa chegou no México e foi recebido pelo presidente do país, Enrique Peña Nieto e pela primeira-dama, em uma acolhida sem cerimônia protocolar e discursos

Da redação, com Rádio Vaticano


Desde a noite desta sexta-feira, 12, o Papa Francisco encontra-se em território mexicano, quando foi recebido no Aeroporto Internacional Benito Juárez, na Cidade do México, pelo presidente do país, Enrique Peña Nieto e pela primeira-dama. Uma acolhida oficial, mas informal sem uma cerimônia protocolar nem discursos.

Antes da chegada do Pontífice, diante de uma multidão de pessoas em arquibancadas construídas para o evento, grupos musicais mexicanos narraram com suas músicas e vestidos típicos a história da tradição folclórica do país. Espetáculo que se repetiu depois diante do Santo Padre. Aos gritos a multidão presente pediu a benção de Francisco. Uma recepção digna da alegria do povo mexicano.

Depois a transferência para a sede da Nunciatura Apostólica, onde será a residência de Francisco nos próximos dias. Pelas ruas da Cidade do México, o Papa recebeu o amor e o carinho de tantas pessoas que desde o início da tarde se posicionaram nas calçadas para saudar e por um momento ver o “missionário da paz”, que vem confirmá-los na fé.

Entusiamos que se misturaram com os gritos de viva o Papa, “bienvenido” Santo Padre. A cidade se transformou com a chegada de Francisco. Apesar das ruas estarem fechadas em uma das cidades com o pior trânsito do mundo, o povo estava feliz em ter em sua casa o Papa Francisco.

Muro de luzes

Os mexicanos receberam o Santo Padre com um abraço luminoso e com uma ‘corrente’ de smartphones iluminados, um corredor de luzes do aeroporto da cidade até a Nunciatura Apostólica. Quem não tinha celular usou pequenas lanternas. Foi um “muro de luzes e de orações” de 19 km.
Sinos

Os sinos da catedral da Cidade do México também tocaram nesta sexta-feira em festa durante duas horas sem interrupção por 80 voluntários que se alternaram, anunciando a chegada de Francisco. Entre os sinos o mais famoso da cidade, chamado “Dona Maria”.

Programação

Na manhã deste sábado, 13, a cerimônia de boas-vindas será no Palácio Nacional, onde Francisco será recebido com honras do chefe de Estado. Depois a visita de cortesia ao presidente e o encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático.

Em seguida a transferência para a catedral da cidade dedicada à Assunção de Nossa Senhora. Um edifício construído com pedras vulcânicas. O lugar era ocupado por um templo dedicado à divindade azteca Xipe. Hernán Cortés fez constuir uma igreja no lugar com o material recuperado de antigos templos.

Na Catedral, o Papa Francisco manterá um encontro com os bispos do México. Momentos antes o Santo Padre será recebido diante dos portões deste mesmo lugar pelo chefe de governo do local que lhe entregará as Chaves da Cidade. A Praça diante da Catedral, conhecida também como “Zócalo”, pode acolher cerca de 80 mil pessoas.

Ainda neste sábado, no final da tarde o Papa vai até a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, coração da religiosidade mexicana onde celebrará a Santa Missa. Após a celebração um momento de oração em privado no “Camarín”, lugar onde é conservada a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe.

Os lugares que Francisco irá tocar nos próximos dias dizem respeito às grandes preocupações e esperanças dos mexicanos. O tema central da visita “Missionário da misericórdia e paz” gira em torno de perguntas sobre como recuperar a paz em um país que vive “o seu pedaço de guerra”. O questionamento da violência, da corrupção, do tráfico de drogas, a migração.
Viagem

A imprensa internacional descreve a viagem como algo difícil, pois tocará lugares complicados. Estará em Ecatepec, onde poderá ver face a face uma das áreas mais violentas do país e com o mais elevado índice de feminicídios e mulheres desaparecidas.

Ciudade Juárez onde a Corte Internacional dos Direitos Humanos e emitiu sentenças contra o país por causa das “mortes de Juárez”. Irá a Michocán que é uma das áreas mais quentes da guerra contra o narcotráfico. Também visitará Chiapas que desde os anos 90 emergiu como referente da marginalização e exclusão da população indígena com a insurreição “zapatista”.

No norte do país, numa “missa binacional” poderá apalpar a problemática da migração, de crimes e do tráfico de pessoas. “São lugares representativos dos fragmentos de guerra”, afirma a imprensa local.




Matéria retirada do site: