sábado, 4 de junho de 2016

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado neste domingo



jun 03, 2016






O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente no dia 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. No Brasil, a data se estendeu, desde 1981, a uma Semana Nacional do Meio Ambiente, mais voltada à preservação do patrimônio natural do País.

A proposta é de despertar a atenção pública e ações políticas de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. A data mundial tem crescido e se tornado uma importante plataforma pública, celebrada amplamente por partes interessadas em mais de 100 países.

Para o biólogo e presidente do Instituto Ecológico e de Proteção aos Animais (IEPA), Marcelo Godoy, a data é importante e deve ser um momento de reflexão.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo chamar a atenção de toda população do planeta para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados por muitos como inesgotáveis. Hoje, infelizmente, sabemos que isso não é verdade e que logo teremos consequências desastrosas se continuarmos agindo da forma como fazemos.”

O objetivo da data é levar cada cidadão a perceber sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente de mudança, assumindo uma forma de vida mais consciente.

O biólogo lembra que ações individuais podem causar um impacto positivo no planeta. “O que cada cidadão faz reflete diretamente em consequências ambientais. Se, ao me levantar, opto por abrir a janela em vez de acender a luz, se ao escovar os dentes economizo água, se uso bicicleta para ir ao trabalho, se não desperdiço alimento, certamente sou uma pessoa ativa com o cuidado ao Meio Ambiente. Essa consciência é muito importante, sem falar nos que atuam em projetos e trabalhos voluntários em causas ambientais ou desenvolvem em seus bairros ações coletivas.”

A encíclica do Papa sobre o tema

Um junho do ano passado, por ocasião dessa data comemorativa, o Papa Francisco publicou a encíclica “Laudato Sì”, que ressalta a importância do cuidado com a Casa Comum. O nome da Encíclica foi inspirado na invocação de São Francisco “Louvado sejas, meu Senhor”, que no Cântico das Criaturas recorda que a terra, casa comum, pode se comparar ora a uma irmã, com quem se partilha a existência, ora a uma boa mãe, que acolhe em seus braços.

Francisco vai ao cerne da conversão ecológica, necessária a todos, e lembra que é necessária uma mudança de hábitos e comportamentos.

“É muito nobre assumir o dever de cuidar da criação com pequenas ações diárias, e é maravilhoso que a educação seja capaz de motivar para elas até dar forma a um estilo de vida. A educação na responsabilidade ambiental pode incentivar vários comportamentos que têm incidência direta e importante no cuidado do meio ambiente. (…) Voltar – com base em motivações profundas – a utilizar algo em vez de o desperdiçar rapidamente pode ser um ato de amor que exprime a nossa dignidade. E não se pense que estes esforços são incapazes de mudar o mundo. Estas ações espalham, na sociedade, um bem que frutifica sempre para além do que é possível constatar.”

Godoy também enfatiza a importância de se estar atento com o cuidado com o planeta. “Todo dia deveria ser do Meio Ambiente, a cada dia deveríamos ser motivamos a valorizar nossa vida e tudo o que Deus nos deu, que está à nossa volta. É uma mudança de mentalidade. Devemos respeitar e cuidar da natureza e de todas as formas de vida, em cada uma das nossas ações.”

Meio Ambiente e Tecnologia

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma iniciativa que conta também com as mídias para divulgar este trabalho de conscientização. Segundo o site do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), somente no ano de 2013 houve cerca de 200.000 postagens e mais de 26.000 artigos publicados sobre o tema nesta data. Os vídeos da ONU sobre o meio ambiente foram vistos por mais de 120 milhões de pessoas e no twitter o tema entrou nos Trending Topics em mais de 15 países.

O site da PNUMA incentiva cidadãos comuns a organizar campanhas de limpeza de rua ou desperdício de alimentos, plantios de árvores, reciclagem e campanhas online. Os usuários podem registrar suas iniciativas no próprio site.

Por Canção Nova










Matéria retirada do site:

Nenhum comentário: