terça-feira, 31 de maio de 2016

Comissão e organismos da CNBB apresentam cartilha para eleições municipais

maio 31, 2016


No contexto do processo eleitoral deste ano, durante o qual eleitores escolherão prefeitos e vereadores, a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Centro Nacional de Fé e Política (Cefep), a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) e o Conselho Nacional do Laicato (CNLB) apresentam a cartilha “Eleições municipais 2016: Resgatar a dignidade da política”.

O subsídio contém sete encontros temáticos com reflexões sobre o cotidiano, as orientações da Igreja, momento de escuta da Palavra e preces, em uma metodologia próxima a dos círculos bíblicos. O texto destaca a importância de “esclarecer e conscientizar sobre as exigências e o perfil dos candidatos para assumir o governo nos municípios nos próximos anos”.

As propostas dos encontros abordam, entre outros temas, a esperança, o resgate da dignidade na política, a questão da corrupção, a participação dos cristãos na política e no processo eleitoral. O material, editado pelo Centro de Pastoral Popular, também possui os “Indicativos de ações Pastorais”, que podem inspirar a elaboração de um Plano de Ação para os grupos.

“A cartilha quer ajudar a conscientizar sobre o papel da governança, a importância da participação de todos os cidadãos para evitar a corrupção, estimular a participação popular, cobrar parcerias nos diversos setores do poder público para que a democracia se consolide e que a fidelidade de quem governa seja a marca registrada nos municípios”, afirma o bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, dom Severino Clasen.

O bispo ressalta que é “fundamental’ organizar encontros e debates para amadurecer a conscientização na participação dos cristãos leigos e leigas na política por meio dos estudos da cartilha.

A cartilha está disponível no site da Scala Editora

Por CNBB









Matéria retirada do site:

Nenhum comentário: