sábado, 28 de março de 2015

Aplicativos de celular podem auxiliar na economia de água

Redação A12, 21 de Março de 2015 às 07h00. Atualizada em 21 de Março de 2015 às 08h47.



Com a celebração do Dia Mundial da Água, 22, conheça os sete aplicativos para celular, que podem ajudar na economia de água em casa. Os apps para Android e iOS, são gratuitos e em português.

1. Banho Rápido
Você já pensou em quantos litros d’água são gastos em cada banho? Então, o app Banho Rápidopode ajudar a economizar todos os dias. Ele é bem simples: basta você configurar suas atividades no banho, como lavar o cabelo, uso do condicionador e shampoo, entre outras. Depois disso, é mostrado um cronômetro personalizado com um tempo para cada ação. Mas não se preocupe: a atividade tem o auxílio de comandos por áudio para não precisar manter o celular perto do chuveiro. O app gratuito está disponível para Android e iOS.

2. Fake Shower
Esse app simula um chuveiro virtual, com direito a barulho de água e tudo. Nele, a pessoa personaliza o nível de água que costuma utilizar na torneira ou no banho. Depois, é só esperar o tempo da ação e retornar o ponteiro para o meio: o recurso dinâmico já indica no topo quantos litros estão sendo gastos naquela ação. Ao finalizar, é exibido um gráfico com a economia total e cada nível apresenta uma comparação com caminhões-pipa ou baldes de água. O aplicativo está disponível para iOS.

3. Sai Desse Banho
Esse app é um bom desafio na ajuda para economizar água. O Sai Desse Banho propõe que você diminua o tempo da chuveirada em alguns minutos. Por exemplo: se você costuma demorar 10 minutos, que tal tentar 8. Um Cronômetro contabiliza esse tempo, em uma interface bonita e colorida. O app oferece ainda um histórico para acompanhar todos os “banhos” cadastrados. Aí no resultado ele mostra quantos litros d’água foram economizados com a mudança de apenas alguns minutinhos todos os dias.

4. Pegada Hydros
Esse aplicativo tem uma interface simples e pode ser bastante útil para ajudar a economizar água no dia a dia. Ele tem um questionário bem completo, e lá é possível entender qual é sua quantidade de água gasta por ano, ou melhor, quantas piscinas olímpicas seria possível encher com ela. O projeto tem como objetivo ajudar na conscientização das pessoas e oferece ainda dicas de como poupar em atividades cotidianas, como escovar os dentes, lavar louça e até ajustes na torneira. O app está disponível para Android e iOS, além de ter a vantagem de funcionar em versões mais antigas dos sistemas.

5. Da Sua Conta
Para ter um melhor controle e ficar de olho no hidrômetro de casa, o app Da Sua Conta faz um cálculo do consumo diário e oferece uma meta. O legal é que o recurso pode ser personalizado conforme o local, seja uma casa, edifício ou até comércio. O programa oferece dicas ilustradas para ações do dia a dia como regar plantas, lavar o carro. O aplicativo está disponível para iOS.

6. Nossa Água - Meu Bolso em Dia
O aplicativo Nossa Água, desenvolvido pelo Instituto Akatu e a Federação Brasileira de Bancos, ele orienta as pessoas em relação ao consumo consciente da água, além de oferecer calculadora de banho, dicas para um consumo eficiente e game sobre vazamentos. O instituto também possui uma plataforma que testa o consumo consciente das pessoas.

7. Manual de Etiqueta Sustentável
O Manual de Etiqueta Sustentável é um app simples que traz dicas de como as pessoas podem mudar seus hábitos e contribuir na redução dos impactos ambientais cometidos diariamente. Ele tem 50 dicas de sustentabilidade divididas nos temas: uso da água, energia elétrica, cidadania, reciclagem e consumo. Cada uma das dicas mostra o nível de esforço necessário para realizar cada uma das ações e o impacto que elas causam no meio ambiente.



Nenhum comentário: