segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Religião na Política

      O que há de diferente entre religião ou política? Talvez alguém diga: religião é religião, política é política. Não se misturam em nada, são como "água e óleo". É um pensamento reduzido, pequeno, mas infelizmente muito comum em nossa sociedade.
      O político não pode se demonstrar religioso, nem o religioso pode ser político na cabeça de muitos. É um grande preconceito, realmente. Como se o religioso não pudesse sair de sua realidade da Igreja e ir em busca de melhorias para seus irmãos e outras pessoas. Da mesma forma, o político muitas vezes é constrangido em mostrar algo que se refira a religião, ou mesmo discursos religiosos. Muitos o chamam de retrógrado, tradicionalista, moralista, até mesmo hipócrita...
      Muitos bons projetos foram iniciados pela Igreja Católica. Para citar um exemplo atual, podemos citar o da Ficha-Limpa, na qual os Tribunais Eleitorais analisam a vida pregressa do candidato e o habilita ou não na candidatura. A Igreja Católica se mobilizou em peso pedindo a aprovação desta lei. Ao final, obteve êxito em seu pleito, em sua luta.
      Podemos ver a grande luta da Igreja Católica Apostólica Romana na defesa da vida, por criar condições para que os futuros cidadãos possam ter o direito mais essencial de todos, o direito à vida. Em meio a tantas leis e políticos inescrupulosos, de tantos juízes heródicos(malvados, cruéis) que julgam o aborto como algo comum, como um mero "direito inerente à mulher", como foi o caso do vergonhoso veredicto do nosso Supremo Tribunal Federal em aprovar o aborto de anencéfalos. A Santa Igreja não se calou, nem irá se calar para promover a vida em qualquer instância e em qualquer situação, para que pequeninos santos inocentes sejam preservados de todo mal.
      No Distrito Federal, o Governo Distrital criou o DF Digital. A Igreja apoiou esta iniciativa, este projeto, e abriu as portas para a instalação dessa forma de inclusão digital para crianças, jovens e adultos. Talvez esse projeto não tenha iniciado por religiosos em geral, mas foi totalmente apoiada pela Arquidiocese de Brasília. Mas um ato político e social para garantir e proporcionar a melhoria de vida para a população.
      Tantas outras conquistas foram marcadas pela presença da Igreja na política, e ainda hoje temos as benesses de homens comprometidos com a causa do evangelho e exercendo seu papel de verdadeiro cidadão, cada um no seu lugar, exercendo, muitas vezes de forma escondida e dificultosa, seu trabalho de fazer do Brasil um país melhor.
      Religião e Política podem e devem caminhar juntas, pois Deus é um ser total, e quer cuidar do homem integralmente, seja na dimensão espiritual, psicológica e material, física. Precisamos nos voltar à Política, que é um instrumento utilizado por Deus para cumprir Sua Santa Vontade!!!